Pages

Blogroll

Tentado dominar o mundo , antes que ele acabe !

On quarta-feira, 1 de agosto de 2012 0 comentários


A E3 terminou. Fabricantes de consolas e estúdios de jogos subiram ao palco paramostrar aquilo que o ano de 2012 vai trazer para os jogadores. É altura de olhar para trás e fazer um resumo do que se passou em terras do Tio Sammy.
A Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, é a grande feira anual dos videojogos e consolas, onde habitualmente são reveladas as novidades da indústria adezenas de milhares de convidados e à de imprensa especializada. A feira teve lugar no habitual Centro de Convenções de Los Angels e terminou no dia 7 de junho.
Antes da abertura oficial da exposição a Nintendo antecipou-se à concorrência direta e mostrou o novo design do controlador para a Wii U, a nova consola da empresa japonesa. No evento online Satoru Iwata, presidente da Nintendo, apresentou também o micro-universo social para os jogadores da Wii, criando grandes expectativas para a apresentação na E3’12 onde a Nintendo tinha lugar de destaque. Infelizmente, tal não veio a acontecer e a exposição da companhia Japonesa acabou por se revelar uma grande desilusão. O facto da companhia não ter revelado os detalhes esperados sobre a sua nova consola, o que possivelmente estará associado com os rumores de que a Wii U será a consola da Nintendo mais cara de sempre, trouxeram maiores e piores consequências para a Nintendo, que viu a sua situação económica complicar-se ainda mais.
A conferência da Microsoft foi menos espetacular do que as dos anos anteriores, mas tendo em conta que a companhia não tinha grandes novidades por apresentar, a não ser sequelas para algumas das suas licenças exclusivas de maior sucesso, acabou por não surpreender ninguém. Foram revelados mais detalhes sobre o próximo título na série Gears of War, que será uma prequela, assim como da série da Microsoft com maior sucesso comercial, Halo, cujo próximo jogo trará de volta Master Chief, após uma ausência de vários anos.
Por outro lado a exposição da Sony começou da melhor forma com o regresso da equipa da Quantic Dreams e de um novo projeto, Beyond, até então desconhecido. Foi ainda revelada alguma da jogabilidade do novo título da série God of War, mas acabou por ser a nova IP dos estúdios Naughty Dog, The Last of Us, quem se revelou o sucesso do evento e terminou a conferência da Sony em grande forma. A boa vontade demonstrada pela companhia perdeu alguma força no dia seguinte ao da apresentação, quando foi revelado que os dois títulos só estarão prontos para lançamento algures em 2013. Um dos grandes ausentes foi, no entanto, The Last Guardian, jogo cuja antecipação só é igualada pelos persistentes rumores que terá sido cancelado, o que fez com que o próprio presidente da Sony viesse a público clarificar a situação.
Eis alguns dos momentos mais engraçados e embaraçosos da E3 2012
Mas nem só de Microsoft, Sony e Nintendo se fez a E3’12 e o domínio do pavilhão. Algumas editoras tiveram momentos brilhantes, como a Crytek, que está a viver um dos seus melhores períodos num altura em que a indústria dos jogos  encontra-se cada vez mais afetadapela crise global.
Para além de apresentar a sua nova entrada na série Dead Space, que parece separar-se ainda mais dos jogos que a precederam, a Electronic Arts foi motivo de notícia através de mais uma tentativa de competir no terreno da sua rival direta, a Activision, ao anunciar umserviço premium para Battlefield 3, da mesma forma que a Activision lançou o serviço Elite para a série Call of Duty no final de 2011. Mas enquanto este anúncio já se fazia prever, a EAapanhou todos de surpresa ao anunciar uma parceria com Dana White e a UFC, críticos vocais da EA, para desenvolver futuros jogos para a franquia de Mixed Martial Arts.
E assim concluiu-se mais uma edição da E3, que para o ano poderá decorrer noutra cidade que não Los Angeles, rompendo com a tradição por motivos práticos. Era esperado que asnovidades em termos de hardware fossem poucas, e o facto de a única nova consola esperada ter-se revelado ausente levou muitos a denunciarem a falta de imaginação e novidades na exposição deste ano, dominada por sequelas a IP’s já existentes.
No entanto a E3 já teve momentos piores no passado e sobreviveu. Continua a ser a exposição de referência para todos os amantes dos videojogos, ou como disse Jack Trenton da Sony “esta é a Superbowl para pessoas como nós”

0 comentários:

Postar um comentário